sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Multimédia

Multimédia é a combinação, controlada por computador, de pelo menos um tipo de média estática (texto, fotografia, gráfico), com pelo menos um tipo de média dinâmica (vídeo, áudio, animação) (Chapman & Chapman 2000 e Fluckiger 1995).Quando se afirma que a apresentação ou recuperação da informação se faz de maneira multi-sensorial, quer-se dizer que mais de um sentido humano está envolvido no processo, fato que pode exigir a utilização de meios de comunicação que, até há pouco tempo, raramente eram empregados de maneira coordenada, a saber.

Tipos de Média:
  • Som (voz humana, música, efeitos especiais)
  • Fotografia (imagem estática)
  • Vídeo (imagens em pleno movimento )
  • Animação (desenho animado)
  • Gráficos
  • Textos (incluindo números, tabelas, etc.)
Natureza espaço-temporal
  • hipertexto- Texto no computador;
  • Estáticos - Agrupam elementos de informação independentes do tempo, alterando apenas a sua dimensão no espaço, tais como, textos e gráficos;
  • Dinâmicos - Agrupam elementos de informação dependentes do tempo, tais como, por exemplo, o áudio e a animação. Nestes casos, uma alteração, no tempo, da ordem de apresentação dos conteúdos conduz a alterações na informação associada ao respetivo tipo de média dinâmico.
  • Imersivo - Agrupam elementos de informação interativa em ambientes 3D.

Origem

  • Capturados - São aqueles que resultam de uma recolha do exterior para o computador;
  • Sintetizados - São aqueles que são produzidos pelo próprio computador através da utilização de hardware e software específicos.

 Interação


Existe quem diferencie as categorias de multimédia linear e não-linear, outros ainda em anisotrópica.
  • Na multimédia linear o utilizador não tem qualquer tipo de controlo no desenrolar do processo, enquanto que
  • A multimédia não-linear oferece interatividade com o utilizador.
Divulgação
Quanto ao modo de divulgação podemos encontrar dois tipos:
  • Online - Divulgação online significa a disponibilidade de uso imediato dos conteúdos multimédia. Pode ser efectuada, por exemplo, através da utilização de uma rede informática local ou da World Wide Web (WWW)
  • Offline - A divulgação offline de conteúdos multimédia é efetuada através da utilização de suportes de armazenamento, na maioria das vezes do tipo digital. Neste caso, os suportes de armazenamento mais utilizados são do tipo óptico, CD e DVD.

Sem comentários:

Enviar um comentário