terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Distinção entre ficheiros bitmap e vetorial

Os programas de computador que trabalham com imagens estão genericamente divididos em:

- Programas bitmap (imagem). O formato bitmap é baseado num mapa de bits.
- Programas vetoriais (gráficos ou desenho). O formato vetorial baseia-se em fórmulas matemáticas.

Imagem Bitmap

Uma fotografia digitalizada é um exemplo claro de imagem bitmap. Dificilmente você terá o mesmo efeito apenas com objetos vetoriais. Por isso, o CorelDRAW (e outros do gênero), que é um programa vetorial, aceita a importação de imagens bitmaps, de modo que você possa criar trabalho misturando os dois tipos de imagens (bitmap e vetorial).
Claro que ele não trabalha estas imagens do mesmo modo que programas específicos o fazem, como o Corel Photo-Paint, o Photoshop e o próprio Paint do Windows.
Bitmaps são imagens apresentadas no monitor, divididas em pequenos quadradinhos, cada um, com uma cor. Esses quadradinhos chamam-se pixels.
Quando se grava na modalidade bitmap, grava-se o conteúdo de cada pixel. Num programa que manipula bitmaps, como o Paint do Windows ou o Photoshop, você pode alterar a cor até mesmo de um único pixel!
Apesar das vantagens para se trabalhar com fotos ou outros desenhos, existem algumas desvantagens para os arquivos do tipo bitmap:

Imagem Vetorial :

Como na física, onde um vetor é uma entidade definida pelos atributos direção, módulo e sentido, podemos dizer que, na comunicação visual, os vetores (imagens vetoriais) são objetos definidos, também, por seus atributos.
Assim, de modo simplificado, o objeto abaixo (imagem vetorial) poderia ser definido da seguinte maneira:

Imagem Vetorial - CircunferênciaTipo de Curva = Circunferência

Raio = 1 cm

Preenchimento = amarelo

Contorno = azul

Observe que para guardar esse círculo, não precisamos gravar a imagem propriamente dita, que seriam os pixels (gastaria muita memória). Se guardarmos os atributos, como "Circunferência", preenchida de "amarelo", contornada por "azul" e com raio de "1 cm", qualquer computador poderia reproduzi-la! Esta é a principal característica de uma imagem vetorial.
Cada vez que o CorelDRAW (ou outro software vetorial como o PowerPoint, por exemplo) for carregar uma imagem vetorial, ele lerá, do disco, os atributos e REDESENHARÁ a imagem, claro, obtendo uma idêntica à original
Ainda, pensando nessa linha, se decidíssemos aumentar o raio para 3 cm, apesar de gastarmos mais espaço de tela, não gastaríamos mais espaço no disco. Afinal, o círculo (os pixels que o compõem) não será gravado no disco.



Tipo de Curva = Circunferência

Raio = 3 cm

Preenchimento = amarelo

Contorno = azul

Sem comentários:

Enviar um comentário